É um filme antigo já, de 2016. Vi há pouco. Em resumo, o personagem de Viggo Mortensen vive com seus 6 filhos no meio da floresta. Vivem do que plantam e caçam. A rotina da família inclui treinamento físico com hora marcada, treino de lutas, técnicas de sobrevivência e as condições mais extremas que se pode imaginar, considerando principalmente que os dois menores têm 10 anos ou menos.
Mas nem só da vida rústica, quase selvagem, vivem os Cash. Ben e sua mulher, Leslie, educam as crianças de forma bastante aberta e num alto nível de exigência. Quer dizer, Leslie educou, no tempo pretérito. Ela praticamente não aparece no filme, só se sabe que ela está em tratamento contra a depressão. Vinda de família rica, está aos cuidados da família. Retomando...há uma citação de uma declaração dela, onde ela se mostra maravilhada com o 'projeto' da família, onde, nas palavras dela, eles estavam criando os filhos como autênticos reis-filósofos, à imagem daquilo que Platão descreveu n'A República. (Aliás, se não leste Platão, corra pra livraria. Ninguém lê os diálogos socráticos e A República e permanece a mesma pessoa.)
Claro que o radicalismo de Ben, que além de estar 'lutando' contra o mundo lá fora, luta contra a falta da esposa e contra a inevitável atração dos filhos por esse mundo desconhecido, não tem como terminar bem. Os jovens e as crianças sabem muito do que está nos livros e de como sobreviver na natureza, e absolutamente nada da vida em uma sociedade contemporânea. Logo que chegam à cidade um dos pequenos pergunta o que há com todas aquelas pessoas doentes. O pai não entende e pede esclarecimentos. A criança nunca havia visto gente gorda. Disforme, pra descrever melhor o sentido da cena. Desconhecem coisas fundamentais para seus primos, como nomes de marcas de roupas, televisão e tudo que há de mais básico.
Capitão Fantástico toca em muitas feridas da nossa sociedade. Se os Cash vivem de maneira inviável e até indesejável (e o fazem, em larga medida), eles também apontam para as maneiras indesejáveis e absurdas da vida contemporânea. A resposta, como sempre, está no caminho do meio.
É um filme bacana que deve provocar reflexões. Os Cash são uma família com uma ligação extremamente profunda. Ben é um pai amoroso, e irredutível, em busca de respostas. Pra mim, melhor e mais interessante que Na Natureza Selvagem, que conta uma história de simples(?!) mal estar irreconciliável (e fatal) . Na dúvida, veja os dois.
Comentários
Postar um comentário